segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Grêmio estudantil é uma organização sem fins lucrativos que representa o interesse dos estudantes e que tem fins cívicos, culturais, educacionais, desportivos e sociais. O grêmio é o órgão máximo de representação dos estudantes da escola. Atuando nele, você defende seus direitos e interesses e aprende ética e cidadania na prática. Ele permite que os alunos discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade. O Grêmio é também um importante espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e de luta por direitos.

Objetivos

É importante deixar claro que um de seus principais objetivos é contribuir para aumentar a participação dos alunos nas atividades de sua instituição de ensino, organizando campeonatos, palestras, projetos e discussões, fazendo com que eles tenham voz ativa e participem – junto com pais, funcionários, professores, coordenadores e diretores – da programação e da construção das regras e normas, dentro da instituição de ensino, o grêmio também tem a função de expor as ideias e opiniões dos alunos dentro da administração da instituição de ensino.

O Movimento Estudantil na História do Brasil[

A juventude sempre cumpriu – e cumpre – um papel importante na História dos povos. No Brasil, também é assim. Selecionamos alguns momentos importantes em que os estudantes organizados se posicionaram, defendendo os direitos de nossa sociedade, transformando a realidade em que viviam e contribuindo ativamente na construção de um país melhor. E fizeram História.
  • 1710 - Quando mais de mil soldados franceses invadiram o Rio de Janeiro, uma multidão de jovens estudantes de conventos e colégios religiosos enfrentou os invasores, vencendo-os e expulsando-os.
  • 1786 - Doze estudantes brasileiros residentes no exterior fundaram um clube secreto para lutar pela Independência do Brasil. Alguns estudantes desempenharam papel fundamental para o acontecimento da Inconfidência Mineira.
  • 1827 - Foi fundada a primeira faculdade brasileira, a Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Este foi o primeiro passo para o desenvolvimento do movimento estudantil, que logo integrou as campanhas pela Abolição da Escravatura e pela Proclamação da República.
  • 1897 - Estudantes da Faculdade de Direito da Bahia divulgaram, através de um documento escrito, as atrocidades ocorridas em Canudos (BA).
  • 1901 - Fundação da Federação de Estudantes Brasileiros, que iniciou o processo de organização dos estudantes em entidades representativas.
  • 1914 - Estudantes tiveram participação significativa na Campanha Civilista de Rui Barbosa ocorrida em meados do século XX, e na Campanha Nacionalista de Olavo Bilac, promovida durante a 1ª Guerra Mundial.
  • 1932 - A morte de quatro estudantes (MMDC – Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo) inspirou a revolta que eclodiu na insurreição de São Paulo contra o Governo Central (Revolução Constitucionalista).
  • 1937 - Criação da União Nacional dos Estudantes (UNE), a entidade brasileira representativa dos estudantes universitários.
  • 1952 - Primeiro Congresso Interamericano de Estudantes, no qual se organizou a campanha pela criação da Petrobrás – “O Petróleo é Nosso”.
  • 1963/64 - Os estudantes foram responsáveis por um dos mais importantes momentos de agitação cultural da história do país. Era a época do Centro Popular de Cultura (CPC) da UNE, que produziu filmes, peças de teatro, músicas, livros e teve uma influência, que perdura até os dias de hoje, sobre toda uma geração.
  • 1964 - Em 1º de abril, o Golpe Militar derrubou o presidente João Goulart. A partir daí foi instituída a ditadura militar no Brasil, que durou até o ano de 1985. Neste período as eleições eram indiretas, sem participação direta da população no processo de escolha de presidente e outros representantes políticos.
Os estudantes formavam uma resistência contra o regime militar, expressando-se por meio de jornais clandestinos, músicas e manifestações, apesar da intensa repressão.
  • 1968 - Em março, morre o estudante Edson Luís, assassinado por policiais no restaurante Calabouço, no Rio de Janeiro. No congresso da UNE, em Ibiúna, os estudantes reuniram-se para discutir alternativas à ditadura militar. Houve invasão da polícia, muitos estudantes foram presos, mortos ou desapareceram, evidenciando a repressão e a restrição à liberdade de expressão que eram características desse período. Em junho deste ano ocorre a passeata dos Cem Mil, que reuniu artistas, estudantes, jornalistas e a população em geral, em manifesto contra os abusos dos militares.
Em dezembro, durante o governo do general Arthur da Costa e Silva, foi assinado e decretado o Ato Institucional número 5 (AI-5) que cassou a liberdade individual, acabando com a garantia de Habeas Corpus da população.
  • 1979 - As entidades estudantis começam a ser reativadas. Acontece a primeira eleição por voto direto na história da UNE, quando é eleito o presidente baiano Rui César Costa e Silva.
  • 1984 - “1,2,3,4,5 mil. Queremos eleger o presidente do Brasil!!!” Diretas Já! – movimento da população, com participação fundamental dos estudantes e dos políticos progressistas, para a volta das eleições diretas para presidente no Brasil. O congresso votou a favor das eleições indiretas e Tancredo Neves foi nomeado presidente para o próximo mandato (a partir de 1985). Ficou decidido que as próximas eleições, em 1989, seriam diretas. Depois de 34 anos de eleições indiretas Fernando Collor de Melo é eleito presidente.
  • 1992 - Acontecem sucessivas manifestações nas ruas contra a corrupção no governo dando início ao movimento de estudantes chamado Caras Pintadas, que resultou no Impeachment do então Presidente da República, Fernando Collor de Melo.

Estatuto Social do Grêmio Estudantil[

O Estatuto do Grêmio Estudantil é um documento que estabelece as normas sob as quais o Grêmio vai funcionar, explicando como serão as eleições, a composição da Diretoria, como a entidade deve atuar em certos casos. Lembre-se de que o Grêmio vai existir por muito tempo, inclusive depois que a chapa eleita já tiver saído da Escola, novas diretorias precisam seguir certas regras e rituais para que o Grêmio continue funcionando. Para facilitar, preparamos um modelo básico, que pode ser modificado de acordo com as necessidades de sua Escola.



( Song Song)
Song-song e a pequena gatinha.
Em uma mansão em alguma cidade do Japão uma linda menina chamada Song-song toca uma canção em seu piano. Concentrada, ela toca uma musica calma e com a melodia doce. Sua boneca, da qual parece gostar muito está em cima do piano e parece ser sua companheira. Seu pai observa da porta sua filha tocando até sua mulher chegar no cômodo onde está e quebrar algo, iniciando uma discussão com o marido, fazendo a menina erra a nota no piano e paralisando-a diante dele, deixando-a com cara de choro e tristeza por escutar a briga. Os pais discutem com a menina escutando. Ela se entristece quase que imediatamente. Eles discutem a respeito do que parece uma traição do pai. A mãe dizendo que não vai aceitar o filho bastardo e o pai dizendo que vai assumir suas responsabilides. Durante a discussão o pai bate a mão com força no balcão, fazendo Song-song se assustar e engolir seco. A mãe diz que não vai aceitar de forma alguma a presença da outra criança
Assim que Song-song começa a escutar a discussão de seus pais começa a bater nas teclas do piano de forma descompassada, como se batesse nele, com raiva, tocando uma musica que revela o estado de seu espírito naquele momento... Descompassado, sem rítimo, com raiva e desconexo. Ao fundo dessa musica enraivecida, tocada por Song-song, ainda é possível escutar a continuidade da discussão de seus pais.
A mãe manda o pai embora de casa, aos berros, e ele diz que vai e que ela pode ficar com tudo, mas que ele vai levar Song-song, sua filha e a mãe revida os gritos dizendo que jamais permitiria.
Song-song continua a tocar sua canção descompassada até que seu pai toca sua mão. Ela o olha com uma tristeza nítida no olhar! Ele diz para ela que vai viajar e que volta no final de semana e pergunta se está tudo bem. Song-song, que escutou toda a discussão, sabe que o pai não deve voltar, mas faz que sim com a cabeça quando ele pergunta se está tudo bem, mesmo não estando. O pai suspira com ar de tristeza...

Citar Este Trabalho

APA
(2013, 01). Song-Song E A Pequena Gatinha.. TrabalhosFeitos.com. Retirado 01, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Song-Song-e-a-Pequena-Gatinha/569307.html
Educação engloba os processos de ensinar e aprender. É um fenômeno observado em qualquer sociedade e nos grupos constitutivos destas, responsável pela sua manutenção e perpetuação a partir da transposição, às gerações que se seguem, dos modos culturais de ser, estar e agir necessários à convivência e ao ajustamento de um membro no seu grupo ou sociedade. Enquanto processo de sociabilização, a educação é exercida nos diversos espaços de convívio social, seja para a adequação do indivíduo à sociedade, do indivíduo ao grupo ou dos grupos à sociedade. Nesse sentido, educação coincide com os conceitos de socialização e endoculturação, mas não se resume a estes.
Nivel de alfabetização pelo planeta inteiro: veja as desigualdades do sistema de ensino em cada região do mundo, ampliando a imagem.
A prática educativa formal — que ocorre nos espaços escolarizados, que sejam da Educação Infantil à Pós Graduação — dá-se de forma intencional e com objetivos determinados, como no caso das escolas. No caso específico da educação formal exercida na escola, pode ser definida como Educação Escolar. No caso específico da educação exercida para a utilização dos recursos técnicos e tecnológicos e dos instrumentos e ferramentas de uma determinada comunidade, dá-se o nome de Educação Tecnológica. A educação sofre mudanças, das mais simples às mais radicais, de acordo com o grupo ao qual ela se aplica, e se ajusta a forma considerada padrão na sociedade. Mas, acontece também no dia-a-dia, na informalidade, no cotidiano do cidadão. Nesse caso sendo ela informal.

Índice

A Geografia é a ciência que estuda o conjunto de fenómenos naturais e humanos que constituem aspetos da superficíe da Terra, considerada na sua distribuição e relações recíprocas.1 A Geografia estuda a superfície terrestre.2 A origem etimológica do termo é derivada dos radicais gregos geo = "Terra" + graphein = "escrever".3 4 Descreve as paisagens que resultaram da relação entre o homem e a natureza.2 Desde a mais alta antiguidade o homem se preocupava com o conhecimento do espaço em que vivia.5 Às vezes esse conhecimento era uma resposta desejada pela curiosidade.5 Outras vezes tais conhecimentos tinham objetivos econômicos ou políticos.5 O modo como é tratado sistematicamente o conhecimento da Terra é o objetivo específico da Geografia.2 A Geografia é uma disciplina que nasceu na própria origem humana. Mas só se tornou uma ciência somente depois que a civilização grega floresceu.5 6
A superfície terrestre é composta basicamente da atmosfera, da litosfera, da hidrosfera e da biosfera. É o habitat, ou meio ambiente. Nela vivem os seres humanos, os animais e as plantas.7 6
A área da superfície da Terra é habitável. Ela apresenta diversas características. Uma das principais é a complexidade interativa dos elementos físicos, biológicos e humanos. Dentre esses elementos podemos citar o relevo, o clima, a água, o solo, a vegetação, a agricultura e a urbanização.nota 1 Outra característica é como o ambiente varia muito de um lugar para outro, conforme os lados antagônicos: de um lado os trópicos e, por outro as regiões polares frias,8 os desertos áridos ao contrário das florestas equatoriais úmidas, as vastas planícies rebaixadas em contraposição às montanhas íngremes e as superfícies geladas9 e despovoadas em oposição às grandes metrópoles que ultrapassam os milhões de habitantes.10 Outra característica ainda é a regularidade de determinados fenômenos já registrados.11 Trata-se dos climáticos.11 A regularidade dos fenômenos climáticos permite que se generalize sua distribuição no espaço geográfico.11 Os exemplos mais verdadeiros são as medidas térmicas e pluviométricas.11 As medidas térmicas e pluviométricas são os principais elementos climáticos para a agropecuária e outras atividades feitas pelo homem.6
A geografia tem quatro preocupações particulares. Primeiro, a localização de seu objeto.12 Segundo, as inter-relações com os fenômenos (especialmente a relação entre a humanidade e o território, igualmente à ecologia).13 Terceiro, a regionalização.14 E, quarto, as áreas correlatas.6 Procura saber sobre os lugares onde há civilização, sua distribuição acima da superfície da Terra e os fatores de ambiente, cultura, economia e relativos à recursos da natureza.15 Esses fatores têm influência nessa distribuição.16 Trata-se de uma tentativa de respostas a perguntas sobre a possibilidade de reconhecimento populacional de uma região, modus vivendi e cultura e sobre os movimentos e relações ocorridas nos lugares diferenciados.6 Foi sistematizada como disciplina acadêmica em atribuição aos pesquisadores Alexander von Humboldt e Carl Ritter, que viveram no Século XIX.nota 2 O profissional desta disciplina é o geógrafo.17 6


Geografia – Wikipédia, a enciclopédia livre

De acordo com dados divulgados em 2009, pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), o planeta Terra possui 6,8 bilhões de habitantes. Essa população está distribuída de forma muito desigual, visto que 4,1 bilhões de pessoas residem no continente asiático, correspondendo a 60,3% da população mundial.
Portanto, ao analisarmos o contingente populacional dos países, notaremos que as nações asiáticas são maioria entre as mais habitadas do planeta. Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os 30 países mais populosos do mundo na atualidade (2010) são:
1° China: 1.345.750.973 habitantes.
2° Índia: 1.198.003.272 habitantes.
3° Estados Unidos: 314.658.780 habitantes.
4° Indonésia: 229.964.723 habitantes.
5° Brasil: 190.755.799 habitantes.
6° Paquistão: 180.808.096 habitantes.
7° Bangladesh: 162.220.762 habitantes.
8° Nigéria: 154.728.892 habitantes.
9° Rússia: 140.873.647 habitantes.
10° Japão: 127.156.225 habitantes.
11° México: 109.610.036 habitantes.
12° Filipinas: 91.983.102 habitantes.
13° Vietnã: 88.068.900 habitantes.
14° Egito: 82.999.393 habitantes.
15° Etiópia: 82.824.732 habitantes.
16° Alemanha: 82.166.671 habitantes.
17° Turquia: 74.815.703 habitantes.
18° Irã: 74.195.741 habitantes.
19° Tailândia: 67.764.033 habitantes.
20° República Democrática do Congo: 66.020.365 habitantes.
21° França: 62.342.668 habitantes.
22° Reino Unido: 61.565.422 habitantes.
23° Itália: 59.870.123 habitantes.
24° África do Sul: 50.109.820 habitantes.
25° Mianmar: 50.019.775 habitantes.
26° Coreia do Sul: 48.332.820 habitantes.
27° Ucrânia: 45.708.081 habitantes.
28° Colômbia: 45.659.709 habitantes.
29° Espanha: 44.903.659 habitantes.
30° Sudão: 42.272.435 habitantes.
 

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola
O

O que é trabalho infantil?


O que é trabalho infantil?
No Brasil, é qualquer trabalho exercido por criança e adolescente com menos de 16 anos, exceto na condição de aprendiz, e é proibido por lei. Os programas de aprendizagem, cujo objetivo é facilitar a formação técnico-profissional de adolescentes a partir dos 14 anos, devem atender a uma série de condições específicas, de modo a garantir que esse trabalho não prejudique o cotidiano e a vida escolar do jovem, entre outros. Para saber mais sobre essa condição, 

Onde ele costuma ocorrer?
Hoje, no Brasil, a exploração do trabalho infantil está presente em diversos ambientes, tanto privados como públicos. Em toda a América Latina, segundo a OIT, uma de cada dez crianças e adolescentes está em situação de trabalho infantil, em suas mais diversas formas. Ou seja, ele pode estar na casa das pessoas, no restaurante do bairro, na esquina daquela avenida... Há ainda aqueles cuja prática é menos recriminada socialmente, como o trabalho rural e o doméstico, e até aqueles relacionados a atividades ilegais, com a exploração sexual e o tráfico de drogas.

Por que ainda há autorizações para o trabalho de adolescentes com menos de 16 anos?
Apesar da legislação nacional deixar essa proibição bem clara, alguns juízes da infância ainda autorizam a prática, com base no argumento de que o adolescente que trabalha pode ajudar a família a ter condições de garantir seu próprio sustento. Mas, se a família não consegue atender às necessidades de suas crianças e adolescentes, o Estado e até a própria sociedade devem intervir para fazer com que esses direitos sejam garantidos. Ou seja, não deve ser responsabilidade da própria criança ou adolescente trabalhar para se sustentar.

Fazer uma criança ajudar nos afazeres domésticos é promover o trabalho infantil?
Quando essa criança não consegue realizar as demais atividades importantes de seu dia-a-dia – como ir à escola, brincar, participar de atividades culturais – por conta do excesso de afazeres domésticos, ou se há exploração comercial, essa situação se caracteriza sim como trabalho infantil. Isso é ainda mais comum quando uma criança de uma família sem condições financeiras de garantir seu sustento é convidada a morar com uma família mais favorecida em troca da ajuda com esses serviços. É o chamado trabalho infantil doméstico, e os hábitos culturais de nossa sociedade acabam por até incentivar a prática.

E comprar balas de uma criança no farol, é promover o trabalho infantil?
Sim, e essa é uma das piores formas da prática. E, pois esse trabalho informal urbano é um dos mais complicados de combater devido à ausência de rotinas de fiscalização.


E os atores-mirins? Isso não é trabalho infantil?
A regra também é a proibição. A lei prevê exceções, no entanto, que podem existir desde que haja autorização expressa e individual de um juiz da infância, que deve analisar cada caso e o desenvolvimento de cada criança.